terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Programa Saúde em Casa é lançado no Arquipélago do Bailique

Plenária 

O SINDESAÚDE de Macapá foi ao Arquipélago do Bailique nos dias 24, 25 e 26 do mês corrente, participar do lançamento do projeto Saúde em Casa que leva o cuidado acima de tudo preventivo, da saúde da população que tanto necessita.

Médicos Cubanos

Nesse período a Sede da Prefeitura Municipal de Macapá ficou instalada no distrito. Com a participação de várias secretarias levando uma série de benefício a localidade, no entanto o carro chefe da força tarefa foi a entrega de e quatro Enfermeiros, e cinco médicos cubanos e um médico da gestão municipal  que vão trabalhar e morar na localidade. Que por sua vez só possuía um médico para mais de 8 mil habitantes, Agora serão cinco enfermeiros e seis médicos que vão atender a população Bailiquense, melhorando consideravelmente os índices da saúde na região.

Secretário de Municipal de Saúde de Macapá Dorinaldo Malafaia

Prefeito Clécio luis 

O Posto de Saúde foi todo reformado e equipado para melhorar o atendimento e cuidado da população dar condições de trabalho para esses profissionais. Essa ação é, portanto o pontapé inicial das agendas da PMM para o aniversário do Município de Macapá que este ano completará 256 anos.

UBS da Vila Progresso

Segundo o Secretário Municipal de Saúde Dorinaldo Malafaia “O custo do atendimento preventivo, é muito mais barato do que tratar depois que o paciente já esta doente, é lógico que é melhor curar uma gripe do que ter tratar uma pneumonia, e a secretaria não vai medir esforços para o tratamento preventivo”. Com a chegada dos médicos no arquipélago o numero de equipes de saúde da família vai de 1 para 5.


Foram vários os  procedimentos e atendimentos médicos dentre ele na região vejam na tabela abaixo.
Atendimentos
QTD
CONSULTAS MÉDICAS
337
VACINAS APLICADAS
221
ATENDIMENTOS ODONTOLOGICOS
10 EXTRAÇÕES
DISTRIBUIÇÃO DE KIT SAÚDE BUCAL
250
TESTE RÁPIDO DO HIV
12
TESTE RÁPIDO SÍFILIS
12
VITAMINA A
22 DOSES APLICADAS
CARTÃO SUS
445
COLETA DE PCCU
01
BOLSA FAMÍLIA
07
CADASTRO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA
22
VACINA DE CÃES
127
VACINA DE GATOS
62

farmácia da UBS de Vila Progresso

O sindicato por sua vez fica feliz pela população do Bailique que vai ser melhor atendida e os trabalhadores vão ter condições melhores de trabalho.

Novos sindicalizados

O Sindesaúde sai desse evento muito mais fortalecido com a sindicalização de novos trabalhadores ao sindicato sejam bem vindos companheiros.

Vamos à luta, Sindesaúde lutando pelos trabalhadores, trabalhadoras e em defesa da população Amapaense!


BAILIQUE
Vale Ressaltar, que até dezembro do ano de 2013, havia somente 4 (quatro) equipes de saúde da família no Bailique, sendo 03 (três) de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e 01 (uma) de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A diferença básica entre estas modalidades é que a primeira é composta apenas por Agentes Comunitários de saúde (06 a 12) e01 (um) Enfermeiro, enquanto a segunda é composta por (01) Médico, (01) Enfermeiro, Técnicos em Enfermagem e (06 a 12) Agentes Comunitários de Saúde, ou seja, a EACS é uma modalidade de transição de estruturação de equipes em saúde da família, enquanto a ESF é a forma elaborada onde se pode ampliar a resolutividade e o impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, propiciando uma importante relação custo-efetividade.

Vila de Itamatatuba

Em Janeiro de 2014 com a reorganização e com a chegada dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos Para o Brasil, foi então possível realizar a reestruturação da Saúde da Família na  localidade da zona rural e refazer a composição das equipes.
As equipes de EACS que haviam foram transformadas em ESF e a única equipe de estratégia saúde da família que já estava implantada, transformamos em 02 ESF, na qual  uma já tem equipe de Saúde Bucal. Totalizando assim 05 equipes de estratégia saúde da família no arquipélago do Bailique. E todos com cumprimento de carga horária de 40 horas semanais. Portaria MS 2.488 de 21 de outubro de 2011,
Se estabelecendo a seguinte formação na composição das equipes.

MARANATA  I   ESF-  O30
PROFISSIONAL
CATEGORIA
ARIEL CARDOSO BENET
MÉDICO
MIDIAM BRITO MODESTO
ENFERMEIRA
MARANATA II   ESF  028
PROFISSIONAL
CATEGORIA
JOSE LUIS LÓPEZ GUERRERO
MÉDICO
RIUVANA SAMPAIO CUNHA
ENFERMEIRA
VILA PROGRESSO – ESF 040
PROFISSIONAL
CATEGORIA
MANUELKIS BOCOURT SUAREZ
MÉDICO
LILIAN DOS SANTOS DO NASCIMENTO
ENFERMEIRA
VILA PROGRESSO - ____ ESF
PROFISSIONAL
CATEGORIA
AYLET RODRIGUEZ SUAREZ
MÉDICA
LECILDA BARBOSA ROCHA
ENFERMEIRA
JOHAN  IRAN
ODONTOLOGO
ITAMATATUBA – ESF  054
PROFISSIONAL
CATEGORIA
ALEXIS CHACON NUVIOLA
MÉDICO
ELAINE MONTEIRO FERREIRA
ENFERMEIRA


Todas essas equipes serão completas, formadas por Médico, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde, totalizando: 05 (cinco) médicos, 05 (cinco) enfermeiros, 14 (quatorze) técnicos em enfermagem e 36 (trinta e seis) Agentes Comunitários de Saúde.

Nenhum comentário: