terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ASSEMBLEIA GERAL DO SINDESAÚDE


Foi realizada na última sexta (06), de dezembro as 10:00 horas, assembleia geral do SINDESAÚDE, para discutir demandas não atendidas da categoria da saúde, como o pagamento da RAIS, pagamento das diárias, os EPIS, a tripartite e como está o andamento do PCCS da saúde.

Estavam compondo a mesa o representando do prefeito o senhor Maykom Magalhães, o secretario de administração Paulo Cesar Lemos, o ADV. Dr. Tiago Staudt, as Representantes do sindicato as senhoras Maria Leia e Sandra Alcântara, porém o Secretário Municipal de Saúde Dorinaldo Malafaia não compareceu do mesmo, porém justificou sua ausência por motivos de saúde. Os sindicalizados tiveram participação efetiva, com cerca de 300 trabalhadores e trabalhadoras, para defender e resguarda os seus direitos.

A representante do sindicato Maria Leia Araújo, abriu a assembleia solicitando informações das demandas que estão em pauta. O secretario de administração deu inicio justificando, que a gestão tem tido problema inclusive administrativos, dificultando a resolução das expostas reinvindicações.

O problema da retificação da RAIS para o pagamento do PIS/PASEP, que segundo o secretario havia informações erradas necessitando de uma retificação, fazendo com que a gestão perdesse o prazo inicial que era no mês de fevereiro. Com a perda do período estabelecido pelo governo federal, esse pagamento vai ser realizado a partir do dia 02 de dezembro, penalizando, portanto os trabalhadores e trabalhadoras da saúde.

Quanto ao pagamento das diárias, o secretario não soube dizer o porquê de não ter sido efetuado. Nesse último período foi realizado o recadastramento dos servidores para garantir a legalidade dos trabalhadores. Segundo o secretario havia servidores que estavam na folha, porém não trabalhavam, portanto usurpando recursos públicos sem produção para o Estado, dentro desse processo foi suspensa a remuneração aproximadamente de 102 trabalhadores que não se cadastraram. Mas os que ficaram fora da folha e justificarem serão ressarcidos.

Segundo o Secretário Paulo Lemos os EPIS – Equipamentos de Proteção Individual já foram licitados pela SEMAD, e afirmou que os mesmos serão entregues até o final de dezembro. Quanto ao pagamento da insalubridade não tem orçamento para disponibilizar para esses fins.

Com relação a efetivação do PCCS – Plano de Cargo Carreira e Salários, da saúde, que está deixando os trabalhadores aflitos. O sindicato já está acompanhando, para assegurar que os trabalhadores não tenham perdas no plano. Como já foi aprovado na primeira reunião da Comissão Mista de Elaboração e Avaliação do PCCS, os trabalhos transcorrerão de forma bilateral dando mais transparência, lisura e celeridade ao processo. Uma agenda com pauta especifica será marcando para tratar com a categoria esta demanda, que é tão importante para os trabalhadores e trabalhadoras da saúde.

Nenhum comentário: